Gatilhos da ASMA

Os gatilhos de crises de asma são estímulos que podem desencadear o estreitamento das vias aéreas e inflamação dos brônquios, causando piora dos sintomas da asma: tosse, falta de ar e chiado.
Eles variam de pessoa para pessoa, mas entre os mais comuns encontram-se:
1.Alergias: Muitas pessoas com asma têm alergia a polens, poeira doméstica, mofo, epitélios de animais, agentes ocupacionais de trabalho, alimentos e
medicamentos. Muitas vezes a alergia é o principal gatilho e fator de manutenção da asma. Por isso, você deve ter um diagnóstico preciso das suas alergias.
2.Poluição do ar: Em regiões urbanas esse é um problema crescente. Dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio e fumaças de cigarro em áreas urbanas são gatilhos frequentes. Por outro lado, fumaças de fogão a lenha, ambientes rurais com plantações de gramíneas, produtos domésticos de limpeza, entre outros, podem favorecer as crises de asma.
3.Mudanças climáticas: Alterações de temperatura e umidade e pressão atmosférica podem contribuir para inflamação brônquica. Isso não é alergia. Isso é decorrente da irritação das vias aéreas.
4.Exercício físico: Alguns pacientes tem crises de asma com exercício. Esses pacientes devem controlar a asma para que possam manter a atividade física e não parar de fazê-las. Você sabia que vários atletas olímpicos tem asma?
5.Infecções respiratórias: Infecções virais são grandes vilãs nos casos de asma. São gatilhos e muitas vezes o fator desencadeante da asma em pacientes com predisposição genética. Em crianças que frequentam escolas e creches, esse é um gatilho desafiador.
6.Estresse emocional: a alteração hormonal decorrente do estresse, pode favorecer processos inflamatórios em geral, inclusive a asma.
Entender os seus gatilhos pessoais de asma, ajuda você a prevenir crises . Se você acredita que tem sintomas de asma, procure um especialista.
Asma tem tratamento.